MIGUEL RODRIGUES
Quando à uns anos atrás um amigo meu me pediu para fazer uma foto da praia do Guincho para oferecer a um surfista apaixonado por esta praia, confesso que não suspeitava que iria daí nascer uma paixão pela fotografia de paisagem. Sempre apreciei olhar para o mar, fazer caminhadas na montanha, muitas vezes como escape de problemas, como espaço por excelência para reflexão. A fotografia de paisagem tornou-se uma transição natural, quase desinteressada.
Como fotógrafo de retrato, estava treinado a enquadrar o elemento humano muitas vezes na azafama de um evento social. A fotografia de paisagem, em comparação quase parecia fácil de mais, afinal de contas estamos a fotografar um elemento estático certo? Não poderia estar mais errado.
A minha humilde viagem pela fotografia de paisagem tem-me ensinado a arte que é trabalhar com um elemento que não conseguimos controlar, e que está em constante mudança – A natureza criada por Deus. A tentativa de contar uma história através da forma como percepcionamos e por consequência enquadramos uma paisagem nos seus mais variados elementos, provoca uma busca insessante pelas condições perfeitas, muito semelhante à paixão que tenho já à mais de 20 anos como surfista.Hoje em dia por vezes me sinto dividido entre ir surfar ou fotografar, algo que à alguns anos seria impensável.
O PROJECTO PAISAGENS DE PORTUGAL
O Projecto é simples: Capturar Portugal na sua riqueza natural e património histórico em fotografias, seja a costa, a montanha, os castelos, ou as aldeias históricas entre outras.
Este é um projecto audaz para mim pois confesso que nesta fase da minha vida não sei se terei os meios e o tempo para o fazer, mas por que não sonhar alto? Por enquanto e como poderão ver no meu portfólio vou fotografando na minha zona de residência, a bela região de Cascais/Sintra, e paisagens certamente não faltam.